Buscar
  • EJECart

Vetorização


A vetorização é formada pelo processo de conversão de arquivos digitais para arquivos vetoriais, a partir da extração de feições de interesse (ponto, linha e polígono). Neste sentido, o método é utilizado com o objetivo de obter informações que podem ser exibidas em softwares de SIG (Sistema de Informação Geográfica), pensando em representar elementos do mundo real dentro deste ambiente. É possível vetorizar, por exemplo, curvas de nível, hidrografia, ferrovias, estradas, árvores, lotes e entre outros.


Estas informações usualmente podem ser utilizadas em diversas aplicações na área de cartografia, como por exemplo, na produção e atualização de base cartográfica, no geoprocessamento e na criação de um banco de dados, entre outras. Além disso, pode ser de grande utilidade para outras áreas, como nos campos da saúde e educação. Por exemplo, atualmente com a pandemia por meio de dados vetorizados da localidade de postos de saúde (representados por pontos), é possível auxiliar na distribuição das quantidades de doses das vacinas para cada posto em determinada região. Assim, arquivos vetorizados podem ser essenciais para diversas aplicações de desenvolvimento.


Os arquivos digitais envolvidos para as práticas de vetorização geralmente utilizados são, cartas topográficas, mapas, imagens de satélites e fotografias aéreas, enquanto as feições de interesse sempre acabam sendo representadas por geometrias de pontos, linhas e polígonos.


A edição dos arquivos vetorizados sobre os softwares permite o ajustamento da simbologia das feições de interesse, onde acaba facilitando a representação da realidade dos elementos vetorizados. Além disso, outro fator importante que pode ocorrer a partir da obtenção destes dados é a criação do detalhamento de cada feição de interesse, por meio da descrição de seus atributos. Porém, isto pode acabar variando de acordo com o software adotado para a obtenção dos dados.


Nesta perspectiva, os softwares gratuitos e que geralmente são utilizados para extração de feições são: QGIS, ArcGIS, Grass GIS, Google Earth Pro, ERDAS Imagine entre muitos outros.


Pensando nestas observações, agora você sabe o quão importante é a vetorização de dados para diversas áreas.


E você? Tem interesse em realizar uma Vetorização conosco? Não perca tempo, entre em contato conosco via chat ou pelo nosso e-mail: contato.ejecart@gmail.com e solicite um orçamento.


Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário :)


59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo