top of page
Buscar
  • Foto do escritorEJECart

Radio Ocultação GNSS


A rádio ocultação (RO) é uma técnica da área de geodésia utilizada para gerar perfis troposféricos e ionosféricos a partir da refração do sinal GNSS na atmosfera, onde são captadas por receptores em satélites artificiais de baixa órbita (Low Earth Orbit).


Em 1919, Albert Einstein provou que a radiação eletromagnética sofre um desvio ao passar por algum objeto que apresentasse um forte campo gravitacional. Para isso, verificou-se as ocultações estelares, onde as estrelas eram observadas quando passavam por detrás de um planeta em uma dada posição e em um determinado instante, era possível calcular a refração da luz proveniente da estrela, gerada pela influência da atmosfera do planeta em um ponto específico. Com isso, a variação de posição dos corpos celestes permite a obtenção de um perfil dessa refração e, consequentemente, informações sobre a atmosfera desse planeta.


Com os lançamentos dos satélites artificiais, foi possível realizar diversos testes empregando essa técnica em sinais de radiofrequência, com o objetivo de obter perfis da atmosfera terrestre. No entanto, com a operacionalização dos sistemas GNSS (GPS, GLONASS, Galileo e Beidou), a rádio ocultação passou a ser viabilizada ao envolver receptores a bordo de satélites de baixa órbita.

Dentre as missões de lançamento de satélites de baixa órbita para a rádio ocultação, podemos destacar as seguintes: COSMIC-1/FORMOSAT-3, COSMIC-2/FORMOSAT-7, GPS/MET, CHAMP, SAC-C e GRACE. Segue abaixo uma figura esquematizando a rádio ocultação da missão COSMIC-2.


A utilização de técnicas de rádio ocultação vem se tornando cada vez mais útil no monitoramento do clima espacial e de mudanças climáticas, onde o mesmo gera perfis atmosféricos de pressão, temperatura, refratividade e entre outros. Portanto, com os dados proveniente dos satélites de rádio ocultação, podemos prever desastres naturais relacionados com a dinâmica atmosférica, como furacões, frentes e tempestades, além de possibilitar a realização de estudos da troposfera e ionosfera terrestre.


Quer saber mais sobre Rádio Ocultação GNSS? Segue abaixo um vídeo sobre a missão COSMIC-2, disponibilizado na página do NOAA (National Environmental Satellite Data and Information Service).


Fonte do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zIDw4DyjR7o&t=129s


102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page