Buscar
  • EJECart

Mercado de trabalho Engenharia Cartográfica e de Agrimensura


Os profissionais que atuam neste ramo são responsáveis por analisar dados geográficos e realizar a medição de terrenos ou áreas mais amplas.

O trabalho do engenheiro pode ser aplicado em projetos de infraestrutura de diferentes áreas. Além disso, têm a possibilidade de atuar em setores estratégicos, como o planejamento urbano e a elaboração de políticas para o desenvolvimento do governo.

O campo de atuação é bem amplo. Toda obra precisa de estudos do espaço territorial, determinação de posições terrestres, avaliação e planejamento de ambientes físicos, entre outros aspectos.

Um campo que tem bastante destaque é na área rural, devido a uma lei que obriga qualquer proprietário de terras em área rural a registrar os limites de sua propriedade, conhecido como georreferenciamento.

Outra área que atinge grande parte desses profissionais é o sensoriamento remoto e o geoprocessamento, sendo que o engenheiro cartográfico pode trabalhar de forma autônoma ou como prestador de serviços em empresas de consultoria.

Mas o que esperar dessa profissão para o futuro? O Brasil necessita de uma reconstrução em algumas áreas, como transporte, energia e habitação. Além disso, muitos proprietários de terra no país não fazem ideia da definição nominal da sua área. E o engenheiro cartografo e de agrimensura é o principal profissional por executar esses tipos de projetos.

Como visto essa carreira apresenta uma vasta gama de desafios e uma extensa lista de oportunidades para por seu conhecimento em prática. Então se tornar um profissional de engenharia cartográfica e de agrimensura pode ser algo muito promissor.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo