top of page
Buscar
  • Foto do escritorEJECart

Levantamento Topográfico


Levantamento topográfico é primeiro passo que devemos fazer antes de realizar o projeto de construção de uma obra por exemplo, pois é através desse levantamento que iremos saber detalhadamente tudo o que precisamos conhecer sobre o terreno, desde suas características até detalhes do relevo.


O que é um Levantamento topográfico?

Tem como finalidade o mapeamento, localização geográfica e medidas do terreno. Também pode-se incluir objetos naturais presentes, como árvores e artificiais, como ruas, calçadas, postes e entre outros.


Quais são os tipos de Levantamento topográficos?

Existem três tipos de levantamento topográfico: o altimétrico, o planimétrico e o planialtimétrico.

O levantamento topográfico altimétrico é a definição das alturas de um terreno. Esse método também pode ser chamado de altimetria, e registra-se o grau de declividade do terreno.

O levantamento topográfico planimétrico, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem a área do terreno.

O levantamento planialtimétrico consiste, basicamente, na junção dos levantamentos altimétrico e planimétrico. Podendo também permitir tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo e detalhado.


Qual o objetivo de um levantamento topográfico?

O principal e único objetivo é mapear e traçar todos os pontos e características do terreno.


Onde se utilizar um levantamento topográfico?

Após todo processo do levantamento do terreno, se obtém uma planta do levantamento topográfico, onde futuramente poderá servir como base para acompanhar e planejar projetos no terreno levantado.


Por quê fazer um levantamento topográfico?

Para evitar problemas ou falhas no projeto de construção, e também é um dos documentos exigidos por muitas prefeituras para a aprovação de um possível projeto.


Quanto custa um levantamento topográfico?

O valor desse serviço pode variar, pois primeiro precisamos fazer uma análise do seu terreno e assim fazer o orçamento.


Precisa fazer um levantamento topográfico do seu terreno? A EJECart te ajuda!

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page