Buscar
  • EJECart

Laser Scanner na Engenharia


O Laser Scanner é um equipamento de medição que captura digitalmente os objetos de interesse e o ambiente em seu entorno através de feixes de raio laser, possibilitando a coleta de coordenadas em 3 dimensões (XYZ) formando uma nuvem de pontos. A precisão dessa coleta varia de acordo com o equipamento utilizado e está melhorando a cada versão que é produzida.

O uso dessa tecnologia vem trazendo grandes resultados em diversos projetos de engenharia devido a sua precisão e otimização de tempo de trabalho, possibilitando a representação de elevações, informações sobre o posicionamento geográfico e formação de imagens do terreno.

Durante o processamento dos dados obtidos em campo surge a metodologia BIM (Building Information Modeling) que representa os dados adquiridos e possibilita muitas realizações de estudos de interesses das empresas e simulações do que pode ser feito naquele local. Assim, essa metodologia une diversas informações desde o planejamento, execução da obra, análises e cronograma de forma mais organizada com maior qualidade no manejo das informações adquiridas, melhorando o tempo gasto e o controle de qualidade do projeto.

A união do escâner com a tecnologia BIM ajuda a intensificar a presença da sustentabilidade na obra, identificando melhores caminhos para reduzir o uso de energia e aproveitar melhor a energia sustentável, melhorando também o processo de análise da obra, dando à equipe a possibilidade de organizar o método que vai ser empregado, a execução do projeto e o uso dos equipamentos de construção, conservando muitas vezes as edificações que já existem no terreno para que durante o trabalho não tenha interferência na estrutura das mesmas, já que nesse tipo de projeto é comum o uso de máquinas de grande porte.

Isso nos faz perceber que o agrupamento dessas tecnologias trás cada vez mais possibilidades de melhorar as construções em todo o país, a forma da execução do trabalho e a possibilidade de intensificar a ideia da sustentabilidade, já que durante a fase de análise é possível fazer alocações de edificações e inserção de detalhes para reaproveitamento de água e energia.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo