top of page
Buscar
  • Foto do escritorEJECart

Geoinformação nos dias atuais


A utilização da geoinformação vem se tornando cada vez mais presente e importante no mundo em que vivemos hoje, nas últimas décadas a utilização desta ciência se tornou bastante importante em diversas áreas em várias aplicações, como meio ambiente, educação e saúde. Usar esta ferramenta é uma forma de trabalhar com computadores para representar dados espaciais referenciados, assim, é possível implementar esta técnica em diferentes formas representando o espaço geográfico de acordo com cada aplicação para resolução ou controle de um determinado problema.


Nesta técnica a qualidade o gerenciamento dos dados tem muita importância para a tomada de decisão, portanto, antes do uso destes dados é feita a avaliação da qualidade das informações que serão utilizadas no tratamento de dados preliminares. Para o melhor aproveitamento desses dados em sistemas digitais é fundamental aplicar parâmetros e seguir as normas que devem ser aplicadas para melhor observar e adquirir informações precisas para o processo da geoinformação.


Uma área que tem sido colocada bastante em foco nos últimos meses é a área da saúde pondo em ação o contexto da COVID-19, pois para a elaboração de planos de ações dos órgãos de saúde é preciso ter conhecimento da organização territorial do país ou da área que será analisada, precisando de diferentes recortes geográficos em escalas diferentes para esta representação e análise precisa dos dados, melhorando a apresentação da pandemia. Para isso foi utilizado diferentes tipos de dados para que diferentes casos pudessem ser analisados e comparados.


Essa base de dados utilizados pelos órgãos de saúde possibilita várias análises de diferentes regiões para que sejam elaborados os planos de ações de combate ao vírus de acordo com cada localidade em diferentes complexidades se tornando um instrumento muito importante em diversos aspectos já que neste contexto acontece o movimento de pessoas entre alguns municípios em busca de atendimento médico.


Para esta representação são fornecidos dados de saúde das localidades analisadas bastante atualizados para que sejam relacionados com os dados geográficos e os dados sobre aumento de casos e mortalidade por CIVID 19, por exemplo. Assim, fornecendo a todas as instâncias da sociedade brasileira informações de qualidade, detalhadas e direcionadas a diferentes aplicações apoiando a tomada de decisão das autoridades. As complexidades dessas análises dos dados podem variar de acordo com a necessidade de tomada de políticas de saúde publicas e se tornam uma ótima ferramenta de controle e acompanhamento de um problema.


Isso nos mostra a importância de profissionais capacitados para o fornecimento e tratamento dessas informações, para que outros profissionais como os da área da saúde possam chegar a um resultado esperado resolvendo problemas que esteja acontecendo em um espaço geográfico, mostrando assim a importância do trabalho em conjunto oferecendo assim muitas vezes um acompanhamento em tempo real do monitoramento de dados.


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page