top of page
Buscar
  • Foto do escritorEJECart

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Atualizado: 3 de dez. de 2019


Na comemoração dos 60 anos de criação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, o Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica, tem fundamental importância. Ele foi implantado na Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, no ano de 1977, sintonizado com a necessidade de mapas atualizados do território brasileiro. O campo de atuação do Engenheiro Cartógrafo foi fortemente ampliado, com a incorporação de recursos tecnológicos e ferramentas computacionais nas atividades de posicionamento, mapeamento e monitoramento, a partir de dados e imagens adquiridos por sensores terrestres ou embarcados em satélites, aeronaves, drones e mesmo plataformas aquáticas. Ao longo de mais de 40 anos do curso, o perfil do profissional vem sendo atualizado para se adequar ao mercado de trabalho, passando inclusive pela mudança de nome, seguindo uma tendência que vem sendo adotada no país. No caso da Unesp a última reestruturação foi feita em 2018, quando o curso passou a ser denominado Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.


O curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UNESP de Presidente Prudente é o único público no Estado de São Paulo. Na sua estrutura curricular enfatiza-se a utilização e a integração de geotecnologias em disciplinas como Topografia, Geodésia, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica – SIG, Cartografia e Fotogrametria. Há também a preocupação em fornecer uma forte base conceitual e metodológica, em sintonia com as tendências tecnológicas dos mercados nacional e internacional, como o uso de dados de satélites que inclui o GPS, imagens de Sensoriamento Remoto, drones, diferentes tipos de sensores, softwares específicos etc. Essa formação sólida tem levado nossos egressos, com êxito, ao mercado de trabalho e fortalecido o ingresso em programas de pós-graduação.


O curso dispõe de uma Central de Laboratórios, gerenciada pelo Departamento de Cartografia, na qual os estudantes desenvolvem atividades práticas das disciplinas do curso e, com isso, complementam o aprendizado dos conceitos, teorias, métodos e técnicas ensinados em sala de aula.


O curso conta com corpo docente permanente altamente qualificado, muitos com doutorado e pós-doutorado no exterior. A maioria do corpo docente está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas, que possui conceito 5 pela avaliação Capes, curso este que recebe com frequência professores visitantes do exterior. A Empresa Júnior – Ejecart – gerenciada por alunos do curso, permite a complementação das atividades, incentivando e promovendo o lado empreendedor do futuro profissional.


O profissional Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor formado pela FCT/Unesp está apto a fornecer dados e informações georreferenciadas que são básicas, tanto para sistemas de localização, como Waze, rotas de Uber, Google Earth; assim como inovações que estão no estado-da-arte em aplicações de Agricultura de Precisão, monitoramento de catástrofes e desastres naturais. Os alunos se envolvem desde os primeiros anos em atividades de Iniciação Científica ou Tecnológica sob a supervisão de docentes do Departamento, quando desenvolvem projetos de pesquisa ou de inovação, integrados a projetos financiados por agências de pesquisa, como Fapesp, CNPq, Capes e por outras instituições públicas ou privadas.


Para mais informações acesse a página, o canal e o facebook do curso.

Eng. Cartográfica e de Agrimensura UNESP

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura – UNESP


Algumas áreas de atuação do Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor – aplicações no campo

Algumas áreas de atuação do Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor – aplicações no escritório

Autora: Dra Daniele Barroca Marra Alves

Coordenadora do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page