top of page
Buscar
  • Foto do escritorEJECart

Constelações de Satélites em Órbita


Atualmente é comum usarmos o sistema de localização dos nossos aparelhos celulares conhecido banalmente como GPS, mas você sabia que o correto é GNSS (Global Navigation Satellite System), pois existem vários conjuntos de satélites em órbita terrestre chamados de constelações.



O sistema GPS (Global Positioning System) é um dos conjuntos de satélites que foi criado pelo departamento de defesa (DoD) dos Estados Unidos com objetivo de ser o único sistema de navegação das forças armadas mas atualmente as estações de controle do GPS estão espalhadas por vários países, sendo no início composta por 24 satélites separados por seis planos orbitais, com quatro satélites em cada. O segmento está com 31 satélites em operação, sendo uma altitude de 20.200 km.

Criado também para uso militar, pela antiga união soviética, temos outro sistema o ”GLONASS” (Global Navigation Satellite System). Possuíam no projeto original 24 satélites, porém há 26 satélites em órbita. Esses são distribuídos em três planos orbitais, com oito satélites em cada e altitude aproximada de 19.100 km. No início o GLONASS teve suas estações de controle apenas na URSS (União das Repúblicas socialistas Soviéticas), entretanto, hoje se podem encontrar estações no mundo todo, inclusive no Brasil.

Agência da União Européia, ESA (Europan Space Agency), criou seu próprio sistema de navegação global, o Galileo. Com o intuito de ser uma nova fonte de dados além do GPS e do GLONASS e ser utilizada para o uso comum, sendo similar aos outros, com 27 satélites operacionais e 3 reservas, separados por três planos orbitais com nove satélites e um reserva em cada plano, possuindo altitudes de 23.222 km.

O sistema mais recente a ser criado foi o BeiDou pela China e realiza o monitoramento regional do país, onde existem 38 satélites em orbita, mas 33 estão em operação, formado por 5 GEO (Geostationary Earth Orbit), 7 IGSO (inclined Geosynchronous Orbit) e 21 MEO (Medium Earth Orbit), tendo a altitude média dos satélites MEO de 21.530 km e a altitude de 35.786 km para os GEO e os IGSO.





41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page