EJECart
Cartografia através do tempo

O surgimento e a evolução da cartografia começou em meados do século XX na Grécia Antiga.
Já na segunda metade do mesmo século, foi descoberto o um dos mapas mais antigos já encontrados pelo homem, este estava numa tábua de barro na cidade de Ga-Sur, na antiga Mesopotâmia. Uma representação cartográfica mostra os rios Tigre e Eufrates, que desembocam no Golfo Pérsico, e os Montes Zagros.
Assim, de tempos em tempos, outros novos mapas, cartas de modelos cartográficos foram sendo esculpidos e povos como chineses, árabes, egípcios e gregos tiveram forte influência nessa evolução, mas os que dominaram mesmo essa ciência foram os gregos.
No fim do período clássico a cartografia passou por um período de conturbado e de pouco desenvolvimento e durante o início da Idade Média quando a Igreja teve forte influência sobre a criação dos mapas que eram feitos perdeu-se certa exatidão. Nessa época, os árabes foram os principais responsáveis por qualquer desenvolvimento na área e os primeiros responsáveis por trazer a bússola para aquela região, favorecendo os mecanismos para o desenvolvimento de mais um tipo de carta de localização e para as navegações.
O desenvolvimento foi dado com o tempo e, continua até os dias atuais.
A cartografia evoluiu através do tempo e hoje essa ciência faz uso de modernas e grandes tecnologias, como a fotogrametria e o sensoriamento remoto por satélite. Essas técnicas são possíveis graças a ajuda de computadores.