top of page
Buscar
  • Foto do escritorEJECart

Cartografia Aeronáutica


Assim como os mapas auxiliam no trânsito dos veículos terrestres, para as aeronaves também é produzido mapas, que organizam o trânsito aéreo e indica rotas e informações que orienta o piloto de seu destino. No Brasil, a atividade é exercida por Engenheiros Cartógrafos do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), unidade subordinada ao DECEA, que além do desenvolvimento de cartas impressas, vem oportunamente incorporando inovações tecnológicas (uso de imagens de satélites e produção de cartas digitais) nos processos de desenvolvimento das mesmas. É uma atividade altamente precisa e de rotina.

É somente de posse destas cartas de navegação aérea, desenvolvidas e atualizadas regularmente pela organização, que as aeronaves, em voo visual ou por instrumento, estão aptas a cruzar o espaço aéreo brasileiro com o padrão de segurança e a eficácia exigidos.

A carta de voo ou cartas de navegação, sejam elas impressas ou digitais, são obrigatórias para executar qualquer voo. Afinal, é através dela que pilotos e tripulantes obtém informações sobre o voo.

As informações são de altitude, distância entre pontos, escala e relevo do local, frequência para o piloto sintonizar com a torre, aerovias a seguir, fuso horário entre outras informações que garantem a segurança do voo, tais como o auxilio no cálculo de rotas, procedimentos de decolagem, taxiar e pouso. Existem diversos tipos de cartas de voo, cada uma destinada a um certo tipo de voo e aeronave.

Cada carta recebe um nome para a informação que transmite, como a carta de Aeródromos e TMAS, são cartas das quais transmite informação que abrangem os procedimentos de chegada e saída e variam conforme tamanho do aeroporto, orientam os pilotos durante a decolagem e afastamento do aeroporto, indicando velocidade, relevo e dados da região de partida da aeronave, nos aeroportos de maior movimentação e fazem a transição entre rotas e áreas próximas. Possuem maior detalhamento da área terminal (TMA) e contêm mais de um procedimento informando níveis de altitude durante o trajeto. Cartas de Rota, são utilizadas durante o voo, pois indicam rotas a seguir até o destino. Os dados incluem nome dos fixos, altitudes máximas e mínimas permitidas, direção, frequência de estações e aeródromos próximos. Carta Visuais, são encontradas em escalas maiores para facilitar a visualização de obstáculos. São divididas em duas seções: seção superior, onde é apresentada a rota de aproximação e pouso visual, e seção inferior, que traz os comentários sobre o percurso.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page