Buscar
  • EJECart

Aplicações do Laser Scanner


O escaneamento a laser vem crescendo e inovando nos estudos topográficos, ele é uma tecnologia inovadora que utiliza um sensor com câmera acoplada no equipamento. Existem equipamentos terrestre e aéreos para transportar o laser scanner, este sensor emite um pulso laser com uma grande frequência de pulsos por segundo, ele captura informações de milhares de pontos dentro de uma fotografia, para gerar objetos que serão mensurados em 3 dimensões.


Assim, diversos serviços como plantas industriais, levantamentos topográficos, projetos arquitetônicos entre outro. São executados com um excelente resultado em um menor tempo, em comparação outros equipamentos. Além disso, as imagens captadas pelo sensor se aproximam de uma fotografia de alta resolução porém com propriedades métricas, e com isso se levanta feições não só mensuradas, mas também de identificação de vegetação, construções e até objetos deste local.


Essa tecnologia se iniciou no Canadá, antigamente um sensor que era em tamanhos e pesos maiores que os atuais scanners a laser. Hoje com avanço da tecnologia, o equipamento facilita muito na execução de serviços de Engenheiros, Arquitetos entre outros. Pode ser do mesmo porte que os atuais instrumentos de mensuração, como uma Estação Total.


A eficiência deste equipamento é tão rápida e precisa que a Polícia Científica o utiliza para investigações criminais, mapeando áreas de um crime e podendo até gerar uma simulação bem próxima da realidade acontecida. Um dos equipamentos de escaneamento a laser que mas se destaca no mercado é o Laser Scanner X7 da Trimble. A faixa de preço está em torno de quatrocentos mil reais.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo